Mídias sociais: Dicas para seu negócio

As mídias sociais trouxeram uma revolução na forma de conhecer pessoas, lugares e negócios.

Já se tornou automático buscar por empresas no Instagram, Facebook, etc. E a todo momento surgem novos meios para que pessoas e empresas se conectem.

Mas apesar de tão corriqueiras em nossas vidas, quando se trata de negócios, as mídias sociais trazem muitas dúvidas para os empresários. Então, para te ajudar, trouxemos abaixo algumas dicas de como destacar seu negócio!

 

Que tipo de perfil utilizar para a empresa? Perfil pessoal ou empresarial?

 

Quando falamos sobre empresas, mesmo que sejam pequenas, ainda sim se trata de um negócio e é preciso ser tratado como tal.

 

Falando do meio da prótese dentária e da odontologia, temos muitos laboratórios e clínicas, os quais protéticos e dentistas promovem seus serviços, sendo seus porta-vozes e não há nada de errado nisso, pois a fala profissional gera autoridade sobre o conteúdo.

 

Porém é preciso haver uma separação do âmbito pessoal com o profissional. Seus amigos e família gostam de saber sobre sua vida pessoal, já seus clientes buscam pelo seu serviço. Se você não mistura o pessoal com profissional dentro de sua empresa, não há por que fazer isso em uma mídia social, que apresenta seu negócio e sua empresa para diversas pessoas.

 

Criar uma página no Facebook, um perfil profissional no Instagram e postar conteúdos referentes ao seu trabalho, é o mais indicado, pois além de formalizar seu negócio na Internet, esse tipo de conta te traz muitas vantagens como:

  • Colocar a descrição do seu negócio, com endereço, telefone, link para WhatsApp, site ou outro canal que seja interessante para sua empresa;
  • relatórios para que você possa analisar quais postagens estão sendo mais relevantes para seu público;
  • Programar posts;
  • Mensagens automáticas;
  • Realizar anúncios patrocinados.

 

Entender quem é o público e quais redes sociais estão utilizando

Você sabe quem é seu público? Dizer que atende a todos os públicos, é um erro muito comum, por isso desenhamos a persona, que nada mais é, do que o cliente ideal para a empresa.

A persona é uma maneira de conhecermos melhor com quem a empresa está falando e é possível criar mais de uma, caso a empresa tenha mais de um público-alvo.

Veja um exemplo abaixo de uma persona criada para a Dental do Protético:

Fernando, 35 anos, morador de Uberaba-MG. Trabalha com prótese dentária 3D e gosta de novidades tecnológicas. Ele utiliza com mais frequência o Instagram, mas também possui perfil no Facebook e para se comunicar o WhatsApp é o melhor meio. Busca por cursos de aperfeiçoamento na área de 3D para ele e sua equipe do laboratório.

Este processo irá facilitar muito suas ações nas mídias sociais, uma vez que você entendeu com quem está falando do outro lado da tela.

Preciso estar em todas as redes sociais?

Não necessariamente. Conhecer seu público a fundo é a melhor maneira de saber. Lembra da persona? Então, realizar este processo já irá lhe dar uma ideia de quais mídias sociais seu público utiliza para se comunicar.

Outra maneira de saber, é você pesquisar onde outras clínicas e laboratórios estão se promovendo. Ver o que e como a concorrência, está fazendo seu marketing digital é sempre bom, para que possa se diferenciar deles.


Postagens, como fazer?

Existem muitos APPs para o celular que já trazem o layout pronto para os posts, tanto para o feed quanto para os stories, só e preciso editar o conteúdo do que será postado. Um dos mais utilizados é o Canvas, que traz diversas categorias para posts.

Para fotos e vídeos existem outras diversas opções, o Inshot é uma boa opção para os dois, pois possui diversos filtros, além da possibilidade da edição fácil e rápida e vídeos.

O que postar?

Outra dúvida muito frequente é sobre o conteúdo a ser postado nas mídias sociais. Foto ou vídeo? O ideal é intercalar os dois, pois dessa maneira o feed fica variado e interessante.

Vídeos:

Os vídeos devem ser curtos, cerca de 1 min e 30s no máximo para não ficar cansativo. No feed do Instagram não é possível postar vídeos com mais de um minuto, somente no IGTV (que é a “televisão” do Instagram, à grosso modo) os vídeos mais longos são suportados. É possível publicar somente uma prévia no feed desses vídeos mais extensos.

Já o Facebook suporta vídeos mais longos no feed, mas da mesma maneira o recomendado é que não seja um vídeo muito extenso, a não ser que seja um tutorial, por exemplo.

Ainda temos a opção dos vídeos nos stories, que ficam no ar durante 24hr e a oportunidade de alcançar diversas pessoas é alta. Mas é preciso utilizar o bom senso, centenas de vídeos nos stories pode se tornar cansativo e gerar um afastamento do público.

Fotos:

As fotos do feed do Facebook e do Instagram devem ser no tamanho de 1300 pixels x 1300 pixels, no formato quadradinho.

Já as fotos para o stories, para preencher toda a tela deve ser no tamanho de 1080 pixels x 1920 pixels. Lembrando que uma imagem vale mais que mil palavras, as fotos não devem conter muitas informações. O texto deve vir na descrição do post.

E não se pode esquecer das Hashtags, o famoso jogo da velha #. Elas ajudam a postagem ter maior alcance. Em tags, no Instagram é possível buscar por algumas que tenham afinidade com seu segmento e que trarão destaque para sua publicação. Utilize no máximo 20 hashtags e não coloque apenas elas para a legenda do seu post, um texto coeso também é necessário para a postagem.

Como postar?

Caso você não tenha muito tempo para fazer posts durante o dia, é possível realizar a programação de postagens no Estúdio de Criação do Facebook, que é gratuito.

Mas para realizar a programação é preciso que você tenha uma página no Facebook e uma conta profissional no Instagram, e que a conta do Instagram esteja vinculada a conta do Facebook.

Parece complicado, mas é simples este processo. Feito isso, você vai até ferramentas em sua página do Facebook e depois em Estúdio de Criação e já pode realizar as programações no dia e horário a sua escolha.

Existem outras opções de programadores de postagens, mas alguns não são gratuitos. Vale a pena fazer testes e ver qual deles se adequa melhor as suas necessidades e orçamento.

Patrocínio: Fazer ou não?

O patrocínio de posts no Facebook e Instagram é interessante desde que o conteúdo a ser patrocinado não viole as recomendações do CRO quanto ao que pode ou não ser postado nos perfis.

É preciso também seguir as diretrizes do Facebook, que não permite imagens que sejam consideradas agressivas ou que promovam um padrão estético ideal.

Se você quer realizar o patrocínio de uma postagem, mas não possui muita habilidade, você pode utilizar o impulsionamento do Facebook, que é mais simples.

Mas caso você tenha mais habilidade, pode utilizar o Gerenciador de Anúncios, que traz mais opções para criar o anúncio, como objetivo da campanha, posicionamento (se o anúncio será patrocinado apenas para o Facebook ou também será patrocinado para o Instagram.)

Caso você utilize apenas o Instagram é possível realizar o patrocínio de postagem direto dele.

 

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