Cada dia no laboratório odontológico e na clínica odontológica apresenta aos profissionais de odontologia situações novas e muitas vezes desafiadoras. Muitos pacientes entram em prática querendo dentes novos e bonitos. Como técnico em odontologia, sua primeira prioridade deve sempre ser restaurar a função do paciente antes de obter uma aparência estética perfeita . Mas qual material está correto para qual situação?
Função, estética, compatibilidade
Função e estética – não é fácil atingir esses dois requisitos juntos. Cada caso do paciente é diferente. Por exemplo, em pacientes com bruxismo grave , alguns materiais de restauração são excluídos desde o início: embora atendam aos altos requisitos estéticos, eles não são fortes o suficiente.
Além disso: a seleção e composição dos materiais dentários não determinam apenas a função e a estética. O paciente também precisa se sentir confortável . Portanto, o técnico em odontologia e o dentista são confrontados com um alto grau de responsabilidade em vários aspectos.
Não escolha o material para restauração dentária por instinto
A ciência dos materiais é um assunto complexo. Navegar pela selva de fornecedores pode ser demorado e estressante. Escolher o material certo é extremamente importante. A decisão não deve ser tomada de acordo com um sentimento “instintivo”. Por fim, o sucesso de toda restauração dentária depende do material utilizado.
O material mais adequado depende sempre da situação
Os materiais de restauração totalmente em cerâmica estão substituindo cada vez mais as restaurações clássicas em metalocerâmica devido às suas vantagens materiais e estéticas. No caso de restaurações dentárias de alta qualidade, materiais totalmente cerâmicos, como óxido de zircônio, dissilicato de lítio ou vitrocerâmica, desempenham um papel particularmente importante graças às suas excelentes propriedades:
- O óxido de zircônio está se tornando cada vez mais popular devido à sua aparência visual e resistência mecânica. É um material biocompatível, de alta resistência, cor de dente, que também pode ser revestido com cerâmica. Em particular, sua força permite que seja usado para uma ampla gama de indicações.
- O vidro cerâmico dissilicato de lítio se distingue por uma gama igualmente ampla de indicações e excelente estética. Entre outras indicações, esse material é excelente para restaurações anteriores altamente estéticas e também possui boas propriedades mecânicas.
Ambos os materiais, óxido de zircônio e dissilicato de lítio, podem ser individualizados com materiais coordenados de cerâmica, por exemplo, após um corte . Isso permite que você obtenha resultados estéticos fortes. Eles são adequados para diferentes casos clínicos, dependendo da situação e dos requisitos. E: Ambos se complementam. Ao decidir entre óxido de zircônio e dissilicato de lítio, você não se depara com uma decisão de princípio – mas com um grande potencial e possibilidades inimagináveis .
Este artigo foi uma parceria: