Existem diversas marcas de micro motor de bancada disponíveis para venda, mas você sabe qual a diferença entre eles? Não?
Pode deixar, que eu explico para você! 😊
O mais conhecido deles, de longe é o Motor Chicote, por ter sido o mais tradicional há uns 15 anos, já que ele possuía um custo-benefício melhor em comparação com os motores elétricos importados que possuíam uma tecnologia mais avançada, porém, ele não proporcionava a estabilidade manual no momento do uso, fazendo com que a caneta trepidasse bastante, então para casos que necessitavam de mais cuidado era um desafio enorme, já que a estabilidade manual teria que ser proporcionada pela experiência do próprio TPD.
Com o passar dos anos, os micro motores elétricos que conhecemos hoje, foram ficando mais acessíveis, dentre eles o mais conhecido é o Marathon Série 3 da Talmax, pois foi o primeiro a ser apresentado ao mercado odontológico. Na sequência vários outros chegaram, por exemplo, os motores da Linha S da OdontoMega.
Todos os Micro Motores dessa nova geração são super silenciosos e não trepidam nem mesmo quando sua velocidade máxima está atingida, é isso que todo o protético busca, não é mesmo!? Mas além dessas vantagens, existem outras características importantes de serem analisadas, como a quantidade de RPM, torque, se a caneta é a carvão ou por indução, já que tudo isso influencia no momento do uso do equipamento.
Os motores que possuem caneta por indução podem ter seu uso forçado contra o elemento de metalocerâmica, dissilicato, prótese total e a broca ou a pedra não para de rodar, por possuir uma caneta mais forte, mas não é apenas ela ser ou não por indução, outro fator importantíssimo é o torque que dá a força na caneta e não faz com que ela pare de funcionar, diferente do que acontece com os motores por carvão.
Quer tirar mais alguma dúvida? Converse com nossos consultores no chat do site.