A zircônia se tornou rapidamente um material altamente difundido na odontologia. Pode ser utilizada em restaurações pequenas ou completas, obturações e em reabilitações. As características e versatilidades do material fazem com que seja escolhido por profissionais cada vez mais.
Devido as diferentes necessidades entre as clínicas e laboratórios, os blocos ZirkOM são apresentados em 3 tipos diferentes, assim conseguindo atender quase completamente todos os casos.
A zircônia ainda mais utilizada pelos laboratórios é também a primeira introduzida no mercado, ou seja, uma zircônia mais resistente, opaca, ideal para substituir muitas vezes o metal. ZirkOM HS (High Strength) possui alta resistência compressiva de até 1450MPa, baixo nível de translucidez, com 35%, ideal para evitar os remanescentes escuros transparecerem pela restauração.
Com ZirkOM HS os laboratórios realizam copings para posterior aplicação de cerâmica, estruturas e fixas longas. Ela é a zircônia mais resistente e a mais opaca, e pode ser colorida com líquidos tradicionais de coloração.
Garantindo alta translucidez e resistência intermediaria, os blocos ZirkOM SHT (Super High Translucent) são ideais para diversos casos, entre eles: posteriores monolíticos maquiados, estratificação estética em dentes anteriores, obturações estéticas em inlay, onlay, coroas unitárias e fixas longas.
Devido a cada vez ser mais utilizado, diversas técnicas de maquiagem estéticas estão surgindo ao se utilizar os blocos ZirkOM SHT e uma das mais conhecidas é a com a cerâmica líquida MiYo. Assim como materiais de maquiagem, o ZirkOM SHT também é ideal para estratificação com cerâmicas de recobrimento, como InSync. As possibilidades de utilização são diversas, da mesma forma que os 1100 MPa de resistência garantem a resistência necessária e os 42% de translucidez entregam uma translucidez otimizada.
Em contrapartida aos dois tipos de zircônia apresentados acima, mais tradicionais, a grande novidade em materiais está atualmente no ZirkOM 3D. Este bloco entrega uma resistência e translucidez diferente entre as camadas, o que aumenta ainda mais o leque de utilizações clínicas.
Com uma transição suave e gradiente de cor entre a cervical e incisal, o ZirkOM 3D é uma zircônia verdadeiramente universal. São 900MPa de resistência na cervical e 600 MPa na incisal, com uma translucidez variando de 57% na incisal até 43% na cervical. Após a sinterização atinge a cor desejada A1 ou Bleach, sendo facilmente maquiada e entregada em poucos dias.
Além disso, todos os tipos de ZirkOM são oferecidos para os sistemas de fresagem CAD/CAM mais utilizados do mercado, em formatos de blocos, discos de 98mm, discos em D (AG) e de 95mm (ZZ).
Dessa forma, o conjunto dos blocos ZirkOM consegue de fato atender a maioria dos casos clínicos com qualidade, durabilidade e alto nível estético e funcional.